Edital 01/2025 - Chamada para artigos e boas práticas
EDITAL 01/2025
Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E BOAS PRÁTICAS
PARA PUBLICAÇÃO
A Escola Nacional da Inspeção do Trabalho convida os Auditores-Fiscais do Trabalho, bem como a toda a comunidade acadêmica, para a submissão de artigos científicos e de boas práticas na Inspeção do Trabalho, conforme disposições trazidas nesta chamada pública.
- LINHA EDITORIAL: a linha editorial da Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Revista da ENIT) está voltada para a pesquisa dos Direitos Sociais nas relações de trabalho, e seus aspectos práticos, estimulando o debate acadêmico de alto nível, o pluralismo de ideias e a defesa integral da dignidade humana nas relações do trabalho.
Linhas de pesquisa:
- Trabalho decente e gestão da Auditoria-Fiscal do Trabalho;
- Segurança e Saúde no Trabalho;
- Direito individual e coletivo do trabalho;
- Psicologia e meio ambiente do trabalho;
- Seguridade social, emprego e desemprego;
- Direitos Humanos e Fundamentais do trabalhador;
- Inspeção do Trabalho, acesso à justiça e solução de litígios trabalhistas;
- Direito internacional do trabalho e direito comparado;
- Políticas públicas, estatística e economia do trabalho e acesso ao desenvolvimento;
- Sociologia e filosofia política e do trabalho.
A revista reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, inclusive por inadequação da temática do artigo ao perfil editorial da revista, como também o direito de propor eventuais alterações.
- ESTRUTURA DA REVISTA
A Revista da ENIT possui duas seções distintas. A primeira seção está reservada à publicação de artigos. A segunda, encontra-se reservada às boas práticas na Inspeção do Trabalho, onde podem ser abordados temas mais diretamente relacionados às atividades desenvolvidas pela Inspeção do Trabalho.
- SUBMISSÃO
- Forma: os artigos e boas práticas serão submetidos por meio do sítio da Revista (https://revistaenit.trabalho.gov.br/). Ao entrar no referido endereço, o autor deverá clicar em “acesso” e realizar o seu login. A submissão é realizada na área logada do sítio. Informações, recuperação de senha e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados ao endereço de correio eletrônico previsto na seção “Contatos” do presente edital.
- Requisitos: as submissões deverão observar todas as disposições listadas na seção Sobre a Revista, Submissões do site. Também serão observados os seguintes itens:
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
- Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por categoria (artigos ou boas práticas);
- Em caso de múltiplas submissões pelo mesmo autor, na mesma categoria, será considerada apenas a última realizada dentro do prazo de inscrição.
- Preenchimento integral dos metadados solicitados na página inicial de submissão online do artigo, incluindo:
- - nome completo sem abreviações.
- - link para o currículo Lattes no campo URL.
- - resumo da biografia (graduação, mestrado, doutorado).
- - afiliação (instituição de vínculo atual).
- Caso o texto seja subscrito por mais de um autor, a declaração de autoria, na qual será detalhada a contribuição intelectual direta e efetiva de cada um, deverá ser enviada juntamente com o artigo, como anexo (disponível em https://bit.ly/revistaenit-coautoria );
- O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem identificação dos autores no corpo do texto;
- URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas;
- O sistema de referência utilizado é o autor/data;
- A submissão segue os padrões de estrutura, estilo e requisitos bibliográficos estabelecidos em Diretrizes para Autores, Submissões, na página Sobre a Revista.
3.1 ESTRUTURA GERAL DO ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo deve conter no mínimo 15 e no máximo 30 páginas de elementos textuais. A seguir o que são considerados elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Elementos pré-textuais:
- Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos;
- Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos em inglês;
- Sumário: Sequência de tópicos presentes no artigo, separados por ponto e finalizado por ponto.
- Resumo na língua nativa: sequência de frases concisas e objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos, de 150 a 250 palavras, espacejamento entre linhas simples. Seguem-se as palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras).
- Resumo na língua inglesa: tradução para o inglês do texto do resumo, seguido das palavras-chave, também traduzidas para o inglês.
Elementos textuais:
Modelo A:
1 Introdução
2 Desenvolvimento (preferencialmente de 3 a 4 capítulos)
3 Conclusão
Modelo B:
1 Introdução
2 Referencial Teórico
3 Metodologia da Pesquisa
4 Análise dos Resultados
5 Conclusão
Elementos pós-textuais:
- Referências bibliográficas
- Notas de fim, após as referências.
3.2 ESTRUTURA GERAL DA BOA PRÁTICA DA INSPEÇÃO DO TRABALHO
A boa prática deve conter no mínimo 7 e no máximo 30 páginas de elementos textuais.
O texto deve descrever uma boa prática na Inspeção do Trabalho. Na introdução, o autor deve apresentar o tema que será proposto, buscando enfatizar a importância da prática que será apresentada.
Passada a introdução, é essencial que seja apresentado um diagnóstico da situação encontrada, onde deve ser descrito o contexto existente antes de implementada a boa prática.
Devem ser indicados os meios organizacionais, humanos e materiais necessários à intervenção, bem como os obstáculos encontrados e as soluções adotadas.
Definido o contexto de atuação, o autor deve explicitar as pretensões da intervenção no caso concreto, indicando as etapas planejadas da intervenção. Apresentado o planejamento, o autor deve descrever a execução das ações planejadas.
Em seguida, devem ser apresentados os resultados quantitativos e qualitativos obtidos e a forma com que esses resultados foram mensurados.
O autor deve dissertar acerca do sucesso da intervenção, explicitando os fatores determinantes para o resultado obtido. Por fim, o autor deverá indicar a aplicabilidade da experiência narrada a outros casos, bem como as suas considerações finais.
A seguir o que são considerados elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Elementos pré-textuais:
- Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos;
- Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos em inglês;
- Resumo na língua nativa: sequência de frases concisas e objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos, de 100 a 200 palavras, espacejamento entre linhas simples.
- Palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras).
- Resumo na língua inglesa: tradução para o inglês do texto do resumo
- Palavras-chave (keywords), também traduzidas para o inglês.
Elementos textuais:
- Introdução
- Análise do contexto
- Desenvolvimento
- Análise dos Resultados
- Aplicações futuras
- Considerações finais
Elementos pós-textuais:
- Referências bibliográficas
- Notas de fim, após as referências.
3.3 FORMATAÇÃO DO ARTIGOS E DA BOA PRÁTICA
O título deve estar centralizado, em negrito e em caixa alta, sendo escrito em tamanho 14.
O título em inglês deve estar centralizado, em negrito e em caixa alta, sendo escrito em tamanho 14.
O texto deve ser digitado com letra Arial, tamanho 12, usando espaço entrelinhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 06pt depois. O espaço da primeira linha dos parágrafos é de 1,25cm. As citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
O formato do papel a ser utilizado deve ter formato A4 (210 mm x 297 mm), com as seguintes margens: superior e esquerda - 3,0cm; inferior e direita - 2,0 cm. O trabalho deve estar obrigatoriamente submetido em .docx ou .doc.
3.4 REFERÊNCIAS
As referências devem ser constituídas por todas as obras citadas no artigo e devem ser listadas de acordo com a norma ABNT-NBR-6023/2002.
3.5 CITAÇÕES
A Revista adota o sistema autor-data, onde a indicação da fonte é feita por meio do sobrenome do autor, da data e da página.
As citações deverão ser feitas da seguinte forma (NBR 10520): citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas, no corpo do texto; as citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte Arial 10, sem aspas, espaçamento entrelinhas 1,0.
Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses após a chamada da citação ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada.
A indicação da fonte deverá seguir o item 6.3 e alíneas da NBR 10520.
Não serão aceitas citações diferentes do sistema autor-data.
3.6 ABSTRACT E KEYWORDS
Após as referências, seguem-se as notas de fim; após as notas de fim, culminando todo o trabalho, deve-se fazer constar o título do artigo, o resumo e as palavras-chave em versão para o inglês, com recuo de 4cm, em espaço simples.
3.7 IDIOMAS DE PUBLICAÇÃO
A Revista da Enit aceita artigos escritos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Todos os artigos, independentemente da língua em que estejam escritos, devem fazer constar título, resumo e palavras-chave em inglês – atendendo-se às exigências do Programa Qualis da Capes.
- POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA REVISTA (DOUBLE BLIND REVIEW) E DIRETRIZES PARA AUTORES
Devem ser consultados no site da Revista da ENIT, incluindo normas sobre estrutura e formatação dos artigos e boas práticas.
- DIREITOS AUTORAIS
Revista da ENIT é licenciada sob CC BY-NC-SA 4.0
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da ENIT o direito de primeira publicação.
Ao submeter artigos, os autores reconhecem e concordam que as opiniões expressas nos textos são de sua inteira responsabilidade.
- TAXAS DE PROCESSAMENTO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
Nenhuma taxa será cobrada dos autores pela submissão e publicação dos artigos.
- QUALIS
A Revista possui classificação B4 (2017-2020) nas seguintes modalidades: Direito; Ciência Política e Relações Internacionais; e Interdisciplinar.
- VAGAS
Serão publicados trabalhos até o limite de 25 artigos e boas práticas.
- PRAZO
Os trabalhos devem ser submetidos à Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho, até 14 de abril de 2025.
- CONTATO
O contato com a Equipe Editorial da Revista da ENIT deverá ser feito pelo e-mail: revista.enit@trabalho.gov.br.
Informações, recuperação de senha e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados ao mesmo endereço de correio eletrônico.
Brasília, 18 de fevereiro de 2025