SEGURANÇA EM PRENSA DOBRADEIRA

ADEQUAÇÃO ÀS DIRETRIZES DA NR-12 (ANEXO VIII) EM UMA INDÚSTRIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Autores

  • Bruno Henrique de Oliveira Salvador CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Botucatu / São Paulo, Brasil.
  • Raphael Barino Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - RJ

Palavras-chave:

Norma Regulamentadora 12, Barreiras de Segurança, Prensa Dobradeira

Resumo

RESUMO

O departamento de saúde e segurança do trabalho desempenha uma função essencial e legal nas empresas, tendo em vista os riscos presentes nos ambientes de trabalho, os quais frequentemente causam danos à saúde dos trabalhadores. Os riscos ambientais são identificados e classificados com base em fatores como natureza, forma, concentração, intensidade e tempo de exposição, podendo resultar em acidentes, incidentes e doenças. Em ambientes industriais, onde ocorre a interação entre trabalhadores, máquinas e equipamentos, a NR-12 estabelece a necessidade de dispositivos de segurança em prensas e equipamentos similares, objeto central deste estudo. O objetivo deste artigo foi avaliar e propor melhorias nas condições de segurança para prensas desprotegidas. A justificativa deste trabalho reside na identificação de riscos em máquinas de prensa que operam sem as devidas proteções, aumentando a probabilidade de acidentes. A adequação às exigências da NR-12 busca, portanto, não apenas eliminar esses riscos, mas também prevenir acidentes de trabalho. A relevância do estudo está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, que visa promover trabalho digno e crescimento econômico sustentável, com ênfase na proteção dos direitos trabalhistas e na promoção de ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos.

Palavras-chave: Norma Regulamentadora 12. Barreiras de Segurança. Prensa Dobradeira.

Biografia do Autor

  • Bruno Henrique de Oliveira Salvador, CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Botucatu / São Paulo, Brasil.

    Engenheiro Civil, pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Higiene Ocupacional. Atua como Engenheiro de Segurança do Trabalho  no CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e como Engenheiro Civil na Vigilância Sanitária de Botucatu.

  • Raphael Barino, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - RJ

    Possui formações em diferentes níveis educacionais, sendo que estas formações incluem: i)  Ensino Médio Técnico em segurança do trabalho e técnico em Meio Ambiente;  ii) Especialização em nível lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Ambiental e em Higiene Ocupacional. Atualmente atua como professor no SENAC - Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2025-12-11