DO ACIDENTE À AÇÃO REGRESSIVA

APLICAÇÃO DE UMA SISTEMÁTICA PARA ANÁLISE DE ACIDENTES COM PRENSAS E SIMILARES

Autores

Palavras-chave:

Segurança no trabalho, análise de acidentes, inspeção do trabalho, sistemática, HFCAS, prensas e similares.

Resumo

RESUMO

Acidentes de trabalho vitimam milhares de trabalhadores anualmente no Brasil, principalmente no labor com máquinas. Os acidentes com prensas e similares quando ocorrem, geralmente, são graves ou até mesmo fatais. Os Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) tem, entre suas funções, verificar o funcionamento de máquinas, analisando situações com risco potencial de gerar acidentes, bem como determinando as medidas preventivas necessárias. O objetivo deste artigo foi aplicar uma sistemática para análise de acidentes com prensas e similares, visando contribuir para melhoria das próximas análises realizadas pelos AFT, bem como a efetividade de possíveis ações regressivas impetradas pelo Estado. A sistemática está baseada na ideia em que acidentes são consequências do contexto organizacional precário e não de comportamentos inseguros dos trabalhadores. A metodologia foi fundamentada no modelo Sistema de Análise e Classificação de Fatores Humanos (HFACS) desenvolvido para identificar e classificar os erros humanos, permitindo o estudo dos principais problemas nos relatórios de análise de acidentes realizados pelos AFT. Para avaliar o funcionamento da sistemática ela foi aplicada em casos reais, realizando ajustes e estabelecendo a versão final. Os resultados indicaram uma sistemática flexível em casos concretos, sendo ajustada dentro de um contexto mais próximo ao utilizado pelos AFT.

Palavras-chave: Segurança no trabalho, análise de acidentes, inspeção do trabalho, sistemática, HFCAS, prensas e similares.

Biografia do Autor

  • José Carlos Scharmach, MTE/SIT

    Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (2000) e em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2018). Pós-graduado em Telecomunicações e Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC/PR, em Gerenciamento de Projetos pela FGV/PR e em Direito Constitucional e Administrativo pela UNIFTEC/RS. Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS(2024). Atua desde 2007 no serviço público federal como Auditor Fiscal do Trabalho. 

  • Fernando Gonçalves Amaral, UFRGS

    Engenheiro civil. Especialista em ergonomia pela Université Catholique de Louvain (UCL). Mestre em ergonomia pela UCL. Mestre em ergonomia pela École Pratique de Hautes Études Sorbonne. Doutor em ergonomia pela UCL. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. 

Downloads

Publicado

2025-12-11