PROPOSTA DE SISTEMÁTICA DE INTEGRAÇÃO DA ERGONOMIA NA GESTÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS DAS ORGANIZAÇÕES POR MEIO DA AVALIAÇÃO ERGONÔMICA PRELIMINAR

Autores

  • Mauro Marques Muller Secretaria de Inspeção do Trabalho
  • Dr. Fernando Gonçalves Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4581-9557

Palavras-chave:

Ergonomia. Gestão de riscos. Avaliação Ergonômica Preliminar. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Segurança e Saúde no Trabalho.

Resumo

RESUMO

A Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) incluiu a utilização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) para avaliação das situações de trabalho. Uma melhor compreensão do método da AEP e a existência de diretrizes de implementação podem contribuir para a melhoria do trabalho de prevenção nas organizações e uma redução dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O objetivo desse estudo é propor um modelo de sistemática de realização da AEP para garantir a sua integração com a gestão dos riscos das organizações, conforme previsto na NR-1 e na NR-17. A metodologia utilizada foi o Design Science Research seguindo as etapas de conscientização do problema, revisão de literatura, configuração da classe de problemas e de desenvolvimento de artefato do tipo modelo. O artefato desenvolvido consistiu em um modelo de sistemática de integração da AEP no GRO das organizações, validado por cinco Auditores Fiscais do Trabalho e sete Ergonomistas com conhecimento e experiência na área. O estabelecimento da sistemática de integração da AEP no GRO, representada por um roadmap, pode facilitar a compreensão pelos profissionais de SST, ajudar na implementação prática pelas organizações, estabelecer uma referência para a atuação da inspeção do trabalho e contribuir para diminuir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Palavras-chave: Ergonomia. Gestão de riscos. Avaliação Ergonômica Preliminar. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Segurança e Saúde no Trabalho.

Downloads

Publicado

2025-12-11