Inspeção do Trabalho e Análise de Acidentes

Desafios Institucionais e Estratégias para a Ação em SST

Autores

Palavras-chave:

Inspeção do Trabalho, Acidente de trabalho, Vieses Cognitivos, Capacitação Técnica, Segurança e Saúde no Trabalho

Resumo

RESUMO

A atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho na atividade de análise de acidentes de trabalho representa um dos pontos críticos da política pública de Segurança e Saúde no Trabalho. Este artigo propõe uma reflexão sobre os limites e possibilidades dessa prática, com foco na qualificação técnica e na redução de vieses cognitivos que afetam o julgamento dos auditores. A partir da sistematização de dados empíricos de um survey nacional com Auditores-Fiscais do Trabalho e de revisão teórica especializada, foram propostas intervenções distribuídas em três níveis: tecnológico, colaborativo e individual. Entre as medidas sugeridas destacam-se a criação de sistemas inteligentes de apoio à decisão, a adoção de checklists adaptativos, o uso de revisão cruzada de relatórios e a capacitação metacognitiva continuada. O estudo reforça que a qualificação da análise de acidentes demanda não apenas domínio normativo, mas também estruturas institucionais que favoreçam o raciocínio crítico, o julgamento ético e a aprendizagem organizacional.

Palavras-chave: Inspeção do Trabalho; Acidente de Trabalho; Vieses Cognitivos; Capacitação Técnica; Segurança e Saúde no Trabalho.

Biografia do Autor

  • Bruna Carolina de Quadros , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Auditora-fiscal do Trabalho desde 2011, foi coordenadora de projetos de capacitação em Saúde e Segurança no Trabalho na Escola Nacional da Inspeção do Trabalho - ENIT, onde é formadora institucional (Gestão de Riscos Psicossociais - curso exclusivo para AFT). 

    Possui mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e profissional em Engenharia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    É professora em cursos livres, de extensão e pós-graduação na área de SST.

    Atua em grupos de pesquisa em segurança e saúde do trabalhador, em temas relacionados a Gestão de Riscos Ocupacionais, Saúde Coletiva, Ergonomia e Higiene Ocupacional.

    Iniciou a graduação em Direito na Universidade de São Paulo (2004) e a concluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Foi bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tutora em curso de especialização em Gestão Pública em convênio da Escola de Administração da UFRGS com a Universidade Aberta do Brasil. 

  • Tarcísio de Abreu Saurin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    O Prof. Saurin é um acadêmico com formação sólida em Engenharia, possuindo doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia Civil também pela mesma instituição e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Sua trajetória acadêmica é complementada por experiências internacionais como professor visitante no Australian Institute of Health Innovation, Macquarie University, em 2018/19, e na University of Salford, no Reino Unido, em 2012. Atualmente, ocupa a posição de professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, sendo também docente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura. Suas competências estão relacionadas à pesquisa, ensino e prestação de serviços nas áreas de engenharia de resiliência, gestão da produção e segurança em sistemas complexos, sistemas de produção enxuta, e macroergonomia. Essas áreas abrangem diversos setores industriais, incluindo assistência à saúde, construção civil, manufatura, distribuição e geração de energia elétrica, dentre outros. O Prof. Saurin desempenha um papel ativo na interação entre universidade e empresas, coordenando projetos de pesquisa e consultorias junto a empresas privadas e públicas, com o apoio financeiro de agências de fomento à pesquisa, como CNPq, FAPERGS, CAPES e FINEP. Além disso, ele é o coordenador do comitê técnico em Engenharia de Resiliência da International Ergonomics Association, membro do comitê executivo da Resilient Health Care Society e membro do corpo editorial do periódico Safety Science.

Downloads

Publicado

2025-12-11