Labour Inspection and Accident Analysis: Institutional Challenges and Action Strategies in Occupational Health and Safety (OHS)

Desafios Institucionais e Estratégias para a Ação em SST

Authors

Keywords:

Labour Inspection, cognitive biases, technical training, Occupational Health and Safety, Occupational Accidents

Abstract

The work of Brazil's Labor Inspection System in analyzing occupational accidents represents a critical point in public Occupational Safety and Health policy. This article presents a reflection on the limits and possibilities of this practice, focusing on technical qualification and the reduction of cognitive biases that affect inspectors’ judgment. Based on empirical data from a national survey of labor inspectors and a targeted theoretical review, we propose a set of interventions structured at three levels: technological, collaborative, and individual. Suggested measures include the development of intelligent decision support systems, the use of adaptive checklists, peer-review of reports, and continuous training in metacognition. The study reinforces that improving accident analysis requires not only regulatory knowledge but also institutional structures that promote critical thinking, ethical judgment, and organizational learning.

Author Biographies

  • Bruna Quadros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Auditora-fiscal do Trabalho desde 2011, foi coordenadora de projetos de capacitação em Saúde e Segurança no Trabalho na Escola Nacional da Inspeção do Trabalho - ENIT, onde é formadora institucional (Gestão de Riscos Psicossociais - curso exclusivo para AFT). 

    Possui mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e profissional em Engenharia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    É professora em cursos livres, de extensão e pós-graduação na área de SST.

    Atua em grupos de pesquisa em segurança e saúde do trabalhador, em temas relacionados a Gestão de Riscos Ocupacionais, Saúde Coletiva, Ergonomia e Higiene Ocupacional.

    Iniciou a graduação em Direito na Universidade de São Paulo (2004) e a concluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Foi bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tutora em curso de especialização em Gestão Pública em convênio da Escola de Administração da UFRGS com a Universidade Aberta do Brasil. 

  • Tarcísio de Abreu Saurin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    O Prof. Saurin é um acadêmico com formação sólida em Engenharia, possuindo doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia Civil também pela mesma instituição e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Sua trajetória acadêmica é complementada por experiências internacionais como professor visitante no Australian Institute of Health Innovation, Macquarie University, em 2018/19, e na University of Salford, no Reino Unido, em 2012. Atualmente, ocupa a posição de professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, sendo também docente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura. Suas competências estão relacionadas à pesquisa, ensino e prestação de serviços nas áreas de engenharia de resiliência, gestão da produção e segurança em sistemas complexos, sistemas de produção enxuta, e macroergonomia. Essas áreas abrangem diversos setores industriais, incluindo assistência à saúde, construção civil, manufatura, distribuição e geração de energia elétrica, dentre outros. O Prof. Saurin desempenha um papel ativo na interação entre universidade e empresas, coordenando projetos de pesquisa e consultorias junto a empresas privadas e públicas, com o apoio financeiro de agências de fomento à pesquisa, como CNPq, FAPERGS, CAPES e FINEP. Além disso, ele é o coordenador do comitê técnico em Engenharia de Resiliência da International Ergonomics Association, membro do comitê executivo da Resilient Health Care Society e membro do corpo editorial do periódico Safety Science.

Published

2025-12-11