O CETICISMO PROFISSIONAL NO PAPEL DO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO DE FISCALIZAR A COTA LEGAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Authors

Keywords:

Auditoria-Fiscal do Trabalho, Aprendizagem Profissional, Ceticismo Profissional

Abstract

O objetivo do estudo é identificar, através da utilização da Revisão Sistemática da Literatura, a aplicação do ceticismo profissional na atribuição do Auditor-Fiscal do Trabalho de fiscalizar o cumprimento da cota da aprendizagem profissional. O estudo utiliza a pesquisa quantitativa e o método indutivo para coletar e analisar dados, visando a identificação de padrões, temas e categorias, relatando-os descritivamente. A amostra de 117 artigos analisados indica que o ceticismo profissional é amplamente discutido na academia, sobretudo em estudos estrangeiros. No entanto, o estudo observa a aplicação apenas na auditoria privada, com base em normas e exigências das entidades regulatórias da atividade do auditor independente. O estudo apresenta, ainda, conceitos e características do ceticismo profissional aplicáveis a auditoria pública, apesar de até o momento apenas ser observada a sua aplicação nos auditores independentes, deixando evidente essa lacuna na literatura. O artigo sinaliza também que a política pública da aprendizagem profissional é pouco abordada pela academia, sobretudo naqueles artigos que tratam das atribuições do AFT, que priorizam estudos acerca do combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil, bem como atinentes à saúde e segurança do trabalhador.

Author Biographies

  • João Marcelo Alves Macedo, UFPB

    Doutor em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN - 2017), Mestre em Ciências Contábeis (UFPE - 2010), Especialista em Gestão e Auditoria Pública (IESP - 2009), Graduação em Ciências Contábeis (UFPB - Campus I - 2006). Graduação em Direito em andamento (UNIPê). Com formação no Programa de Alta Performance para o Conselho de Administração realizado pela Fundação Dom Cabral (2021).Atualmente é Professor Associado I - T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte, onde é Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (reeleito Mandato até MMarço/2026) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação e Gestão Pública e Cooperação Internacional. É também Conselheiro do CRCPB (mandato 2022/2026) e Conselheiro de Adminisntração da Sicredi CREDUNI. Tem experiência na área de Administração e Educação Superior, com ênfase em Contabilidade, Cooperativismo, Gestão Pública e Ensino Universitário. Profissionalmente tem experiência em cargos de gestão pública tendo atuado na EMATER-PB/Gov. do Estado da Paraíba, no IDEP/UFPB, na Prefeitura Universitária e na assessoria do gabinete da reitoria da UFPB. Participa dos Grupos de Pesquisa como Pesquisador: GESFIN-Grupo de Estudos em Finanças e como Pesquisador: Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade - GEPEC e integra do LIM/UFPB - Laboratório de Interação e Mídia.

  • Jaqueline Guimarães Santos, UFPE

    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020), com doutorado-sanduíche na Cardiff University (Reino Unido; 2019-2020). Sou mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010). Atualmente sou professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco, atuando também como professora colaborada no Programa de Pós Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE). Sou professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB). Atuo como pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização, Sociedade e Natureza (GEPOS), certificado pelo CNPQ. Os meus interesses de estudos e pesquisas envolvem a relação macro entre organização-sociedade-natureza, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Práticas Organizativas; Gestão ordinária dos pequenos negócios; Gestão organizacional; Gestão pública e social; Água e ecologia política.

Published

2024-12-27