IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL LABORAL

Autores

Palavras-chave:

Meio ambiente do trabalho, Estudo de Impacto Ambiental Laboral, Segurança do trabalho, Construção civil

Resumo

Este artigo propõe a implementação de um modelo de Estudo de Impacto Ambiental Laboral na construção civil, capaz de avaliar e sistematizar os impactos no ambiente que ofereçam riscos à saúde e segurança do trabalho, com o intuito de suprir as lacunas existentes nos estudos e relatórios de impacto ambiental. A proposta visa o aprimoramento dos processos, possibilita auxiliar efetivamente na tomada de decisão visando a adequação do ambiente em todas as etapas do projeto. A metodologia consistiu na verificação, através de revisão bibliográfica, do tratamento dado à segurança e saúde do trabalho no processo de licenciamento ambiental. Posteriormente, analisou-se o tratamento do ambiente laboral através de uma revisão técnica no EIA/RIMA de projetos de grandes empreendimentos. Adotou-se como eixo estruturador um mapa de conceitos construído no software CMAPtools e uma abordagem alternativa, apresentando modelos de padronização e de gestão com capacidade de integração. Para uma maior efetividade no levantamento e categorização dos riscos, propôs-se o mapeamento dos processos e a análise dos riscos através de uma Estrutura Analítica de Riscos – EAR, com intuito de auxiliar na definição das medidas de controle adequadas de acordo os impactos relacionados aos riscos inerentes de cada processo. Deste modo, propôs-se um modelo de implementação de um Estudo de Impacto Ambiental Laboral – EIAL, a fim de cumprir efetivamente as exigências dos órgãos responsáveis pela proteção e prevenção do meio ambiente, com base na regulamentação vigente que concerne o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à segurança e saúde do trabalho.

Biografia do Autor

  • Aline Míriam Marques, Instituto Federal Fluminense

    Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Macaé/ RJ – Brasil.

  • Augusto Eduardo Miranda Pinto, Instituto Federal Fluminense

    Doutor em Direito. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Macaé/ RJ – Brasil.

  • Marcos Antônio Cruz Moreira, Instituto Federal Fluminense

    Doutor em Engenharia Elétrica. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Macaé/ RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-06