APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
UMA OPORTUNIDADE PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL
Palavras-chave:
aprendizagem profissional, trabalho infantil, desemprego, direitos fundamentaisResumo
Analisa a aprendizagem profissional em números e a potencial contribuição dessa política pública para o combate ao trabalho infantil, com base em informações disponibilizadas pelo Poder Executivo, com abrangência entre os 2016 e 2020. Adota-se o método descritivo e utiliza-se as técnicas bibliográfica e documental, complementadas com o emprego da técnica de storytelling, na seção que precede as notas conclusivas. A estrutura do trabalho compreende inicialmente a abordagem do direito fundamental à profissionalização. Em seguida, trata-se dos principais indicadores da aprendizagem profissional. Posteriormente, são discutidos os principais desafios atuais para a implementação da aprendizagem profissional. Por fim, apresenta-se um relato de experiência sobre a utilização da aprendizagem profissional como oportunidade para adolescentes em situação de trabalho infantil, em uma realidade evidenciada na periferia do Município de Manaus. Enfim, conclui-se, a partir dos dados expostos e das experiências narradas, pela necessidade de enfoque diferenciado na execução da política pública de aprendizagem profissional direcionada àqueles destinatários que sofrem a incidência de variadas formas de vulnerabilidade e risco social, notadamente os adolescentes que vivenciam desde a tenra idade as situações de exposição ao trabalho infantil nas piores formas.