AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE DOS TRABALHADORES DO SETOR FLORESTAL

Autores

  • Carla Suntti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jéssica Talita Zagonel Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rodrigo Geremias Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Segurança dos trabalhadores, Proteção ambiental, Extração florestal

Resumo

A exploração florestal está entre as atividades mais desgastantes e perigosas para os trabalhadores, além de causar significativos impactos no meio ambiente. Com base no exposto, o presente estudo teve por objetivos avaliar as condições de saúde e segurança de trabalhadores de duas empresas do setor florestal e analisar os aspectos relacionados ao meio ambiente durante a execução das atividades. Para atingir tais objetivos, utilizou-se de um questionário estruturado na forma de entrevista individual e da aplicação de um checklist. Com a conclusão da pesquisa, observou-se que durante as entrevistas 83% dos trabalhadores reconheceram a atividade que exercem como perigosa e 37,5% afirmaram terem sofrido algum tipo de acidente. Com a aplicação do checklist, que considerou aspectos como saúde, segurança e meio ambiente, constatou-se que a frente de trabalho responsável pelo corte com motosserra foi a que apresentou o pior indicador geral. Desta forma, o estudo evidenciou que os trabalhadores do setor florestal estão diariamente expostos a situações que colocam em risco a sua segurança e bem-estar. Por este motivo o uso correto de EPI’S e a divulgação de informações são ferramentas importantes para se evitar acidentes, proteger o meio ambiente e a vida dos trabalhadores.

Biografia do Autor

  • Carla Suntti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade do Contestado e em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora nos cursos de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

  • Jéssica Talita Zagonel, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos pela Faculdade Verbo Educacional e em Licenciamento, Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora nos cursos de graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

  • Rodrigo Geremias, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutorando em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Gestão em Segurança Alimentar pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Engenharia química pela Universidade Federal do Paraná. Professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2023-12-22